Biblioteca Digital – Ponto Positivo para a Informação.

Com a democratização da Internet as pessoas ganharam o poder de formar opiniões, críticas, repassar informações… Isso tem um lado positivo e um negativo: Pessoas perdem pouco da dependência de outros tipos de mídia para se expressarem (televisão, jornais, rádio). Por outro lado isso também dá capacidade às pessoas de criarem falsas informações e as divulgarem muito rápido, fazendo com que a suposta “Era da Informação” se transformasse numa “Era de Desinformação”.

Felizmente isso vem sendo combatido de diversas formas, nesta última terça-feira em nota publicada pelo G1, José Mindlin doou todo o conteúdo de sua biblioteca (formado durante 80 anos, sendo a maior coleção particular de livros do Brasil) para a USP.

“A idéia da biblioteca ser parte da universidade e ser pública prevaleceu desde o início. Eu sou, durante todos esses anos, conservador dos livros, guardião dos livros”, diz ele.

Todo o conteúdo agora vem sendo digitalizado por um robô que lê em média 2400 páginas por hora (bem mais do que aquela sua tia que faz leitura dinâmica) e parte já se encontra disponível na Biblioteca Digital da USP, a Brasiliana: http://www.brasiliana.usp.br.

Fonte: G1

Anúncios
Explore posts in the same categories: Sem categoria

Tags: , ,

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: